data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo Pessoal
O policial aposentado Ilson Lima e Silva, 78 anos, nasceu em Santa Maria. Filho de Otacilio Pereira da Silva e Niza Lima e Silva, falecidos. Ilson tinha quatro irmãos, Luiz Antonio, falecido, Onir, Regina e Terezinha.
O morador do Bairro Camobi foi casado com a dona de casa Neli Neves Silva, 76. Em fevereiro de 2020, eles comemorariam cinco décadas de casamento, além de 10 anos de namoro e noivado. O casal teve três filhos, os gêmeos Marcelo e Marcos, 48, e Marilice, 46.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
O gremista gostava muito de estar em casa e, além da presença da família em todos os almoços de domingo, gostava muito de brincar com o cachorro, Faísca.
- O pai era brincalhão, alegre e estava sempre fazendo piadas - lembra Marilice.
O marido ensinou Neli a fazer diversas atividades domésticas, como mexer com eletricidade, conforme ela.
Juntos, os dois acompanhava ao noticiário e, como são evangélicos assistiam ao programa Show da Fé.
- Ilson foi um marido e pai maravilhoso - comenta Neli.
Ela conta que o marido também adorava passear no Balneário Lermen, onde tinha uma residência. Proativo, Ilson não deixava de fazer reparos na casa.
Para Marcelo, fica saudade de alguém que foi exemplo de pai e amigo.
Após se aposentar da polícia civil, o santa-mariense continuou trabalhando no restaurante de Marcelo até 2018.
- Convivíamos diariamente. Nossos almoços em família, cinema, pescarias e viagens permanecem em minha memória - diz o filho.
Ilson ficou internado no Hospital de Caridade Doutor Astrogildo de Azevedo desde o início de novembro de 2019, devido a problemas nos rins. Ele morreu em 5 de dezembro de 2019 e foi sepultado, no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.